Sergipe

Cultura em Sergipe

José Roberto Lima
Secretário Estadual de Turismo

Conheça os principais Museus e Memoriais Sergipanos



Cultura em SergipeNormalmente o turismo no Nordeste está associado às belezas naturais da região, principalmente com foco naquilo que é denominado de “turismo de sol e praia”. Esta é uma percepção equivocada, já que cada vez mais observamos que com o amadurecimento da demanda turística, outros aspectos vem sendo destacados na escolha do local de viagem, merecendo destaque a cultura em Sergipe.

Quando nos referimos a aspectos culturais estamos destacando um conceito amplo, que engloba desde as manifestações culturais como os festejos juninos, a gastronomia, a arquitetura e a história de um povo. E um importante atrativo cultural é sem sombra de dúvidas os museus, espaços que guardam elementos representativos do nosso passado e que ajudam ao turista e ao visitante que freqüentam estes espaços a entender o modo de ser e as características atuais da população do local em que está visitando.

Recentemente a Secretaria de Estado da Cultura lançou uma importante publicação denominada “ Lugares da Memória: Museus e Memoriais de Sergipe”, que faz um levantamento dos espaços existentes em onze municípios sergipanos. Esta publicação apresenta informações importantes que demonstram a riqueza e diversidade destas unidades culturais no nosso estado. Quem imaginaria que temos em Itabaiana o Museu Maestro Francisco Manuel Teixeira, onde funciona a Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, fundada em 1745, e que guarda cerca de 4.000 partituras? Ou da existência de um Museu do Cangaço, no município de Frei Paulo?

Há ainda o registro dos Museus mais tradicionais, como os Museus Histórico de Sergipe; de Arte Sacra e dos Ex-Votos, em São Cristóvão; o Museu Afro-Brasileiro em Laranjeiras; o Museu de Arqueologia de Xingó, em Canindé do São Francisco; o Palácio Museu Olímpio Campos e o Museu da Gente Sergipana, em Aracaju.

O Museu da Gente Sergipana merece destaque por ser o primeiro museu de multimídia interativa do norte e nordeste do país. Apesar do pouco tempo de inaugurado, já se consolidou como um dos principais pontos turísticos do estado, recebendo anualmente mais de 200.000 visitantes.

Você sabia que o Museu da Gente Sergipana está entre os 10 melhores museus do Brasil?


Destacamos apenas alguns dos 35 museus e memoriais catalogados pela publicação da Secretaria de Estado da Cultura. Mais que um importante inventário, este documento aponta para a possibilidade de novos roteiros turísticos, além da necessidade em se repensar a forma como são comercializados alguns roteiros, principalmente em Aracaju, que já possui atrativos suficientes para a criação de um novo roteiro envolvendo exclusivamente os museus da nossa cidade. Os turistas certamente agradecerão.
#Museu #Sergipe #O que fazer em Sergipe


Deixe um comentário