Sergipe

O que fazer em Sergipe? Turismo de Pesca e Cavernas

José Roberto Lima
Secretário Estadual de Turismo

O que fazer em Sergipe? Turismo de Pesca e CavernasMostramos na semana passada as novidades no turismo sergipano que acontecem no sertão, destacando a Fazenda Mundo Novo, em Canindé do São Francisco, e o Eco Parque do Cangaço, em Poço Redondo. Hoje apresentaremos dois novos produtos que ainda são pouco conhecidos dos turistas e do público sergipano: o turismo em cavernas e o turismo de pesca.

O turismo em cavernas, ou espeleoturismo, faz parte do que comumente chamamos de ecoturismo. É realizado por pessoas por diversas motivações, que vão desde científicas até a aventura em explorar este ambiente natural. Segundo dados do Ministério do Turismo, existem cerca de 2.700 cavernas cadastradas no Brasil, a maioria nas regiões centro-oeste e sudeste. Em Sergipe, o município de Laranjeiras vem desenvolvendo nos últimos anos um trabalho interessante de cadastramento (são atualmente 16 cavernas cadastradas no Cadastro Nacional de Cavernas da Sociedade Brasileira de Espeleologia).
O que fazer em Sergipe? Turismo de Pesca e CavernasDas 16 cavernas cadastradas no município de Laranjeiras três são consideradas com maior potencial de visitação: a Pedra Furada, a Matriana e a Tramandaí. A gruta da Pedra Furada é a mais conhecida. Segundo a tradição, ela foi utilizada como refúgio pelos jesuítas durante as invasões holandesas, tendo uma ligação direta, através de um túnel subterrâneo, com a igreja da Comandaroba.

O que fazer em Sergipe? Turismo de Pesca e CavernasPesca
Uma outra modalidade de turismo que começa a iniciar suas atividades em Sergipe é o turismo de pesca. Para o Ministério do Turismo, esse é o conjunto de atividades turísticas decorrentes da pesca amadora. Há ainda poucos dados no Brasil. Informações mais recentes demonstram que cerca de 51% dos praticantes desta modalidade estão situados na região sudeste, seguido das regiões sul(22%) e nordeste(20%).

Em Sergipe, a empresa Sergipe Sport Fishing oferece cinco roteiros para a prática do turismo de pesca:
1. Delta do São Francisco;
2. Rio São Francisco(Gararu),
3. Praia do Saco;
4.Aracaju (Mosqueiro/Rio Vaza Barris) e
5. Aracaju (Rio Sergipe).

São roteiros que oferecem toda a estrutura de deslocamento e hospedagem, com a possibilidade de pesca de espécies dos nossos rios e litoral como o robalo, pirambeba, piranha, pescada amarela, vermelha, dentre outras espécies.

As modalidades do turismo em caverna e do turismo de pesca são importantes na formação de uma oferta turística diversificada em Sergipe. Essa diversificação é relevante quando observamos cada vez mais uma demanda que deseja vivenciar novas experiências turísticas. Entretanto, é importante ressaltar que a preocupação com o desenvolvimento sustentável da atividade turística deve ser sempre o objetivo principal.

No caso das duas modalidades apresentadas, cuidados com educação ambiental, capacidade de carga, respeito ao período de defeso de determinadas espécies, devem ser sempre respeitados.

Procurando hospedagem em Aracaju? Veja aqui diversas opções listadas por quem entende

Contatos:
Turismo de Cavernas: Bureux de Informações Turísticas de Laranjeiras(3281-1805)
Turismo de Pesca: www.sergipesportfishing.com
#Roteiro #Sergipe #Caverna #Pesca #O que fazer em Sergipe


Deixe um comentário