por Notícias

Natal pelo Mundo

Confira as dicas do BLOG MALAS PRONTAS e comece a planejar a sua viagem de fim de ano

Foto: Rockefeller Center/Facebook
Natal pelo Mundo

Até bem pouco tempo atrás, natal era um período de reflexão, onde as pessoas ficavam em casa ou participavam de grandes reuniões de família. Hoje as coisas são diferentes. Cada vez mais gente aproveita o período de fim de ano, que une férias escolares, recessos e feriadões para realizar viagens coma família.

E essa é uma excelente opção. Alguns dos principais destinos do turismo mundial se preparam para as festividades de fim de ano, oferecendo luzes, decorações diferenciadas e uma programação específica. Mas se você pretende viajar durante o natal, já está mais do que na hora de se organizar. Sendo assim, o BLOG MALAS PRONTAS oferece algumas opções para você que ainda está indeciso.

Algumas sugestões são mais tradicionais, mas nem por isso, deixa de ser uma opção retornar a elas. Esses destinos costumam investir muito nessas épocas tradicionais, num esforço para tornar o natal sempre diferente do que foi o ano anterior. E dá certo, pois muitos voltam. Um dos melhores exemplos disso é Nova York.

NOVA YORK

Natal pelo Mundo
Foto: Rockefeller Center/Divulgação

Para os que pensam em ir ao exterior, a tradicional Nova York é sempre uma boa opção. Ninguém esquece as cenas do filme “Esqueceram de Mim”, que mostra o esplendor da cidade na época natalina, com suas vitrines iluminadas, árvores de natal e pistas de patinação no gelo. Se estiver nevando, o clima fica ainda mais completo.

O Rockefeller Center é uma das paradas obrigatórias. A cena é encantadora: uma pista de patinação no gelo e logo acima dela um gigante abeto da Noruega completamente iluminado! Depois de se arriscar nos patins, uma boa pedida é ir ao restaurante Sea Grill para ter uma ótima refeição e admirar toda a beleza do cenário.

O Museu de Arte Moderna (MoMa) é também uma ótima opção de passeio. Além de uma árvore de Natal, o Museu também conta com um presépio barroco. E como os brasileiros gostam mesmo é de comprar em NY, (principalmente no final do ano), sugerimos uma passada nas tradicionais lojas de departamento Bloomingdale’s, Barneys, Bergdoff Goodman e Macy’s.

Mesmo que não vá para comprar, vale a pena o passeio para apreciar as vitrines de Natal especialmente decoradas para a época. Para comprar também sugerimos a feira de Natal do Bryant Park, atrás da Biblioteca Pública, são mais de 100 barracas de artesanato e presentes, além de uma bela pista de patinação.

Dois programas culturais imperdíveis: assistir ao espetáculo Christmas Spectacular Anual, no Radio City Music Hall, que encanta novaiorquinos e turistas desde 1932, e apreciar um dos belos concertos na St. Patrick’s Cathedral. Mas atenção: para assistir ao concerto do dia 24 na Catedral é preciso comprar ingresso antecipado.

PARIS


Natal pelo Mundo
Se você quiser cruzar o Atlântico e ir à Europa, uma boa opção é a capital francesa. Paris é sempre uma boa ideia! Visite os mercados de Natal de Saint-Germain-des-Prés e da Place de la Nation, encante-se com a Champs-Elysees iluminada, vá à pista de patinação do Hôtel de Ville, ande na roda gigante especialmente montada na Place de La Concorde e cobice as vitrines do Printemps e da Lafayette. Este ano, como de praxe, a Lafayette surpreende a todos com a sua decoração natalina: o visitante apreciará uma árvore de Natal radical virada de cabeça para baixo e posicionada na cúpula do edifício!

Ao contrário do Brasil, que tem um Natal quente e com festas familiares ao ar livre, os parisienses ficam mais reclusos nesta época, por conta do inverno. Então, faça como um típico parisiense e abuse da fórmula Espetáculo na Opera Garnier ou na Opera Bastille + Restaurante para a noite da véspera de Natal. No dia seguinte (25), vá à missa especial na Catedral de Notre Dame.

Quer esticar? Vá para Strasbourg, que fica a duas horas e meia de Paris e tem um Natal livre de modernismos, com ares de casa de vó.

Foto: Galeries Lafayette/Divulgação


LAPÔNIA

Foto: Santatelevision.com/Divulgação
Natal pelo Mundo
Já pensou passar o Natal na terra do Papai Noel? Para quem quer fugir dos roteiros tradicionais, uma boa opção é conhecer a região da Lapônia, na Finlândia, em especial a cidade de Romaniemi, terra natal do Bom Velhinho, que traduz o espírito natalino com muita neve e renas. A forma mais rápida de chegar até Romaniemi é de avião a partir de Helsinque, capital da Finlândia. A viagem de trem, apesar de mais barata, dura de 10 a 12 horas.

A principal atração do local é a Santa Claus Village, onde fica a casa do Papai Noel, além do correio, por onde chegam cartas de todo o mundo para o seu mais ilustre habitante. É possível, ainda, tirar foto com ele e ainda passear de trenó.

O ritual natalino é exatamente igual ao que se retratam nos desenhos infantis: se inicia com o pôr do sol do dia 24 de dezembro, momento em que as redes de rádio e televisão transmitem uma mensagem de paz, após a família se reúne para a ceia. Durante a noite, as portas das casas ficam abertas para que todos possam entrar e partilhar deste momento.

Mas nem somente de Natal vive a Lapônia, além da magia natalina, o visitante poderá praticar esportes de neve e, se der sorte, poderá ver a aurora boreal.

GRAMADO

Natal pelo Mundo
Foto: Natal Luz de Gramado/Divulgação

Onde passar o Natal no Brasil? A aposta mais certeira, com certeza, é a cidade de Gramado. O Natal Luz atrai todos os anos milhares de turistas e a cidade fica ainda mais encantadora para comemorar o nascimento do menino Jesus.

O Natal Luz é um prato cheio para quem viaja com crianças e engloba diversos espetáculos, dentre eles o Nativitaten, o Grande Desfile de Natal e o Natalis. Além disto, o visitante pode assistir a concertos de orquestras, coros e teatro de bonecos. Para mais informações, acesse o site oficial.

É recomendável uma ida à Canela, além de bela, a cidade organiza o evento “Sonho de Natal”, com vasta programação.

SÃO PAULO

Já pensou em passar o Natal em São Paulo? A cidade está ganhando cada vez mais destaque nas festas de final de ano, em especial pela decoração de Natal da Avenida Paulista, que encanta turistas e moradores locais. Uma boa opção para a ceia na véspera de Natal é reservar uma mesa no Terraço Itália, tradicional restaurante da capital paulista. O valor? R$ 470 por pessoa.

Que tal aproveitar o dia seguinte à ceia para dar uma caminhada no Ibirapuera e de quebra ainda ver uma das mais belas árvores de Natal do país? Afinal, nem tudo são compras na Cidade da Garoa...

#Natal #Viagens de Natal #Paris #Nova York #Gramado #Lapônia


Deixe um comentário