Notícias

Dez Dicas de Passeios por Patrimônios da Humanidade

A Unesco (Organização das Nações Unidas voltada para Educação, Ciência e Cultura) anunciou recentemente 24 locais adicionados à lista de Patrimônios da Humanidade. Entre eles, as catedrais arabescas de Monreale e Cefalù, na Sicília, o aqueduto de Padre Tembleque, no México, e as ruínas de Éfeso, na Turquia.

A lista já integra monumentos como o Centro Histórico de Olinda, no Brasil, Universidade de Coimbra, em Portugal, e a Ilha Robben, na África do Sul. Também foram tombados bens imateriais como o Terroir Vinícola, na Borgonha. Atualmente, a lista conta com 1.031 sítios tombados. Conheça aqui 10 deles para dar o pontapé inicial na viagem histórica.
 

1 – Paisagem cultural do Rio de Janeiro (Brasil)

Conhecida no mundo inteiro como uma das mais belas obras da natureza, a Paisagem Cultural do Rio de Janeiro foi eleita em 2012 Patrimônio da Humanidade da Unesco. Na paisagem tombada estão inclusos os morros do Parque Nacional da Tijuca, que abriga a primeira floresta replantada do mundo, a Floresta da Tijuca.

Já sabe onde se hospedar no RJ? Confira aqui nossas sugestões


O Jardim Botânico, fundado em 1808, e as montanhas do Corcovado, com o Cristo Redentor, também fazem parte. Considerado por turistas e residentes a grande estrela, o Cristo é uma das sete maravilhas do mundo, com os braços abertos desde 1931, a nos abençoar.

Corcovado (Foto: Divulgação)
Dez Dicas de Passeios por Patrimônios da Humanidade

2 - Ilha Robben (África do Sul)

Durante os anos de Apartheid, a pequena Ilha Robben serviu como cárcere para presos políticos como Nelson Mandela e outros líderes da ANC (Congresso Nacional Africano). Em 1999 entrou para a lista da Unesco de patrimônios culturais da humanidade. A ilha foi transformada em prisão no século XVII. As instalações do presídio, desativado em 1996, fazem hoje parte do Robben Island Museum.

3 - Centro Histórico de Olinda (Brasil)

Fundada pelos portugueses no século XVI, a cidade tem a sua história ligada à produção de açúcar. Em 1982 o centro foi reconhecido como patrimônio mundial. O equilíbrio harmonioso entre construções, jardins, 20 igrejas barrocas, conventos e numerosas capelas contribui para o charme particular de Olinda.

Conheça aqui mais um pouco de Olinda

 
Dez Dicas de Passeios por Patrimônios da Humanidade
Vista do Alto da Sé (Foto: Max Araújo)

4 – Estátua da Liberdade (EUA)

A Estátua da Liberdade fica localizada na Ilha da Liberdade, na entrada do Porto de Nova Iorque. O Monumento comemora o centenário da assinatura da Declaração da Independência dos Estados Unidos e foi projetada e construída pelo escultor alsaciano Frédéric Auguste Bartholdi. Em 1984 foi considerada Patrimônio Mundial, sendo um dos locais mais visitados por turistas do mundo todo.
 

5 - Centro Histórico de Salvador (Brasil)

Primeira capital do Brasil, reduto de arte, cultura, dança e gastronomia, o Centro Histórico de Salvador foi declarado Patrimônio Mundial em 1985. A região é extremamente rica em monumentos históricos que datam do século XVII até o XIX. O astral do baiano, as cores e a comida temperada são outras atrações que cativam turistas do Brasil e do mundo todo.
Dez Dicas de Passeios por Patrimônios da Humanidade
Pelourinho (Foto: Divulgação/Jota Freitas)

Dez Dicas de Passeios por Patrimônios da Humanidade6 - Universidade de Coimbra - Alta e Sofia (Portugal)

Em 2013 a UNESCO integrou o conjunto Universidade de Coimbra Alta e Sofia na lista de monumentos tombados como Patrimônio da Humanidade. Coimbra, a antiga cidade universitária, é famosa em todo Portugal e é o destino de férias ideal para os amantes da cultura, história e arquitetura.
 

7 - Ópera de Sydney (Austrália)

A Ópera de Sydney foi inaugurada em 1973 e é considerada uma das maiores obras de arquitetura do século XX. Catalogada como expressionismo moderno, ela se destaca pela criatividade do arquiteto Jorn Utzon. Em 2007 a Ópera de Sidney foi incorporada à lista do Patrimônio da Humanidade.

Universidade de Coimbra (Foto: Divulgação/João Armando Ribeiro)

 

8 - Parque Nacional do Iguaçu (Brasil)

Tem uma das mais impressionantes vistas do mundo para as belas e famosas cataratas que chegam a ter quedas de água de 80 metros de altura. Um dos principais pontos turísticos brasileiros, o parque reúne diversas opções de lazer, como rafting, sobrevoo de helicóptero, trilhas, safari e restaurantes para se deliciar enquanto contempla a impressionante força da água. Foz do Iguaçu abriga além dos brasileiros, argentinos e paraguaios que dividem a região da Tríplice Fronteira e recebe cerca de um milhão de visitantes por ano dos mais diversos cantos do planeta. Em 17 de novembro de 1986, recebeu a distinção, concedida pela UNESCO.
Dez Dicas de Passeios por Patrimônios da Humanidade
Parque Nacional do Iguaçu (Foto: Cataratas do Iguaçu S.A/Divulgação)
 

9- Ibiza (Espanha)

Localizada no leste da Espanha, a ilha é famosa tanto pelas boates e festivais de música eletrônica, quanto pelos sítios arqueológicos preservados desde a época da Renascença. A vida diurna por lá também é imperdível e a sua ótima interação entre ambiente marinho e costeiro pede passeios de barco e mergulhos em suas águas cristalinas. Também possui muitos sítios arqueológicos preservados até exemplos da arquitetura renascentista. Passou a integrar a lista da UNESCO em 1999.
 

10 – Plano Piloto de Brasília (Brasil)

Desenhada a partir do zero pelas mãos do brilhante arquiteto Oscar Niemeyer, em conjunto com o urbanista Lúcio Costa, o Plano Piloto de Brasília é um marco na história da urbanização brasileira. O projeto promoveu um alinhamento de forma harmoniosa dos edifícios com a forma natural da cidade escolhida pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek para ser a nova capital do país em 1950. Entre os monumentos mais famosos estão o Congresso Nacional, que tem um prédio entre duas cúpulas, uma côncava e outra convexa, e o prédio do Palácio do Planalto, feito de mármore branco, com a famosa rampa em que os presidentes andam antes de tomar posse. É considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1987.
Dez Dicas de Passeios por Patrimônios da Humanidade
Palácio do Planalto (Foto: Divulgação/Palácio do Planalto)

E aí? Quantos desses lugares você já visitou?

Do Alugue Temporada
 
 
#Patrimônios da Humanidade


Deixe um comentário