Passeio de jangada em Porto de Galinhas (Foto: Max Araújo)
Sol, areia, um exuberante mar azul e muita natureza. Assim é a famosa praia de
Porto de Galinhas, no
litoral sul de Pernambuco, a
40 minutos da capital Recife. Com suas piscinas naturais, o lugar já foi eleito uma das praias mais bonitas do mundo.
Além de curtir as belezas da natureza, esportes náuticos e roteiros de aventuras, você poderá conferir uma diversificada gastronomia, rica em peixes, frutos do mar e na culinária nordestina.
Primeiro ponto: entenda que Porto de Galinhas é uma praia, no município de Ipojuca. Mas perto dela existem diversas outras: Muro Alto, Cupe, Maracaípe e Pontal de Maracaípe são as principais.
Todas ficam a alguns minutos de Porto de Galinhas e é possível conhecê-las pegando um taxi, mototaxi ou alugando um buggy – com motorista. Alugar um carro para o tempo em que você for ficar por lá é também uma boa opção.
Confira as nossas dicas sobre os passeios e opções de lazer imperdíveis em Porto de Galinhas.
Porto de Galinhas
A primeira parada não pode ser outra: a praia de Porto de Galinhas, propriamente dita. Para fazer o famoso passeio de jangada e conhecer as piscinas naturais, é importante consultar a tábua das marés – hotéis, motoristas de taxi ou dos buggys e operadoras de turismo geralmente poderão lhe informar o melhor horário para a visitação. Às vezes é logo pela manhã, cedinho.
Passeio de Jangada (Foto: Max Augusto)
No passeio, a
primeira parada da jangada é em um
grande recife, onde é possível descer e caminhar sobre ele. Lá você confere pequenas piscinas, que abrigam alguns pequenos peixes, e pode observar o mapa do Brasil – uma dessas piscinas no arrecife formou naturalmente o desenho do Brasil.
Recifes em Porto de Galinhas (Foto: Max Araújo)
Próxima parada: a jangada ancora nas piscinas naturais, formadas pelos corais e bancos de areia. Existem algumas bem rasinhas, com um metro de profundidade. São perfeitas para um banho tranquilo em águas mornas. E dá pra ver muitos peixes.
Piscina natural em Porto de Galinhas (Foto: Max Araújo)
Mas existem ainda outras piscinas mais profundas – algumas com até oito metros. Essas são perfeitas para a prática de mergulho sem cilindro, uma excelente oportunidade para observar as cores e variedades dos corais e peixes. Os jangadeiros emprestam máscaras de mergulho para quem não levou.
Na volta você pode curtir a boa estrutura de bares e restaurantes que existe em frente à praia.
Muro Alto
Praia de Muro Alto (Foto: Max Araújo)
Bem próxima ao Porto de Suape, a grande atração de Muro Alto é que
durante a maré baixa a praia toda se transforma numa imensa piscina natural. A barreira de recifes contém o mar e é possível banhar-se em água cristalina, calma e morna. Mas para isso também é preciso ficar atento à tábua das marés. Não deixe de se informar.
Praia de Muro Alto (Foto: Max Araújo)
Também dá pra mergulhar e chegar próximo aos corais. Outra dica: a praia calma e sem ondas é
perfeita para esportes como windsurfe, kitesurf, remo ou stand up padle. O lugar possui muitos hotéis e o acesso é meio escondido, por estrada de terra. Para chegar lá a melhor opção é contratar um buggy.
Pontal de Maracaípe
O passeio em Pontal de Maracaípe é uma bela oportunidade de conexão com a natureza. Navegando de jangada pelo rio Maracaípe, você conhece o manguezal – com direito à uma parada para ver os cavalos marinhos. Os jangadeiros encostam em uma das praias à beira do rio, capturam o animal em potes de vidro e depois os devolvem.
Mangue do Pontal do Maracaípe (Foto: Max Araújo)
O passeio segue por uma bela paisagem até o estonteante
encontro do rio com o mar. É possível parar para tomar banho de rio e para se hidratar ou tomar aquela cervejinha, até os serviços de um bar estão disponíveis em uma jangada.
Maracaípe
Maracaípe é o point do surf. Águas agitadas e ondas com boa formação atraem a turma do surf. Ela é uma das praias mais extensas da região e possui diversos pontos para cair na água com a sua prancha.
Maracaípe (Foto: Max Araújo)
Possui também boa estrutura de bares e restaurantes nas proximidades. Em algumas partes os bares ficam bem próximos à areia, mas há grandes trechos de areia e mar, sem bares.
Passeio de buggy em Maracaípe (Foto: Max Araújo)
Centrinho
Bem próximo a todas essas praias está o chamado “Centrinho”, ou a vila, como chamam alguns. É um grande calçadão onde estão os restaurantes, bares, mercadinhos e diversas lojas onde se pode comprar lembrancinhas, artesanato, roupas de banho – e iguarias pernambucanas, como a cachaça e o bolo de rolo.
O calçadão termina em frente à praia de Porto de Galinhas. As lojas funcionam pelo dia, mas no horário comercial você deverá estar curtindo as praias. Por isso o comércio permanece aberto até às 23 horas, praticamente todos os dias.
Ou seja, o Centrinho é um lugar para passear a noite: comprar lembranças, comer ou curtir um barzinho. No fim de semana rola até uma balada, que começa tarde, num pub – que muitas vezes toca forró.
Para comer, as opções são muito diversificadas, para todos os gostos e bolsos: restaurantes à quilo, buffets com preços bem atrativos, rodízio de churrasco, pizzas, comida mexicana, crepes e a tradicional tapioca.
Mas existem opções para quem não abre mão de uma culinária mais requintada (confira abaixo nossa avaliação sobre o restaurante Beijupirá).
Beijupirá
Com uma cozinha “criativa e bem humorada” o restaurante Beijupirá é o melhor e mais tradicional de Porto de Galinhas. Alta gastronomia, revisitando pratos tradicionais da culinária nordestina e valorizando as frutas, peixes e frutos do mar – destaque para as lagostas. Possui ainda uma excelente carta de vinhos e boas opções de cervejas.
Lagosta no Beijupirá (Foto: Divulgação/Beijupirá)
Prefira ir para jantar. O ambiente é muito aconchegante, um clima de praia, à meia luz. Conchas e cortinas se misturam num lugar rústico, com artesanato, barro e palha, o que deixa o local romântico e despojado – mas com um toque de capricho e sofisticação.
Ambiente rústico e aconchegante do restaurante Beijupirá (Foto: Divulgação/Beijupirá)
O Beijupirá foi eleito o melhor restaurante do Brasil (revista Melhor Viagem) e é o único restaurante estrelado de Porto de Galinhas, no Guia 4 rodas, além de diversas citações em revistas e sites especializados em turismo.
Possui filiais em Olinda, Alagoas, Praia dos Carneiros e Fernando de Noronha. É possível também comprar os famosos pratos de boa lembrança, coloridos e belíssimos, sempre muito procurados.