Passeios no Rio de Janeiro: Conheça o Museu da República


Quando estiver no Rio de Janeiro, dê um tempo no esquema praia, samba e balada. Além de muitas opções de bares, casas noturnas e dos tradicionais pontos turísticos e bairros boêmios, a capital possui interessantes roteiros cuturais. Um deles é o Museu da República, que fica no Palácio do Catete.
Passeios no Rio de Janeiro: Conheça o Museu da República
Riqueza das salas do Palácio do Catete (Foto: Divulgação/Museu da República)

Palco de acontecimentos históricos e de arquitetura impecável, o Palácio do Catete foi a sede do Poder Executivo brasileiro de 1897 a 1960, quando o Rio de Janeiro ainda era a capital do Brasil.
Passeios no Rio de Janeiro: Conheça o Museu da República
Salão em estilo neoclássico (Foto: Divulgação/Museu da República)

Desde a mudança da sede do governo federal para Brasília, o local abriga até hoje o Museu da República. A sua arquitetura é rica, cheia de detalhes e mistura diversos estilos, o que encanta e torna a visita ainda mais interessante.
Passeios no Rio de Janeiro: Conheça o Museu da RepúblicaAo entrar no Palácio já dá para ter uma boa noção sobre a riqueza do ambiente: colunas em estilo clássico, estátuas de bronze, tapeçarias e pinturas que acompanham o visitante até o topo da bela escada bifurcada em madeira e mármore.
 
Ao subir as escadas não deixe de reparar nos vitrais que adornam o teto central do Palácio do Catete. Eles transmitem uma luz e uma beleza para o seu interior que são impossíveis de ser registradas em foto.

Já sabe onde se hospedar no RJ? Confira aqui nossas sugestões
 

Salas e salões

Após, o visitante é conduzido a vários salões em estilo neoclássico, decorados com espelhos, grandes lustres, tapeçaria, afrescos, estátuas e relógios, inclusive o salão onde ocorriam as cerimônias oficiais e a sala de jantar com louças, jogos de taças e talheres utilizados por 18 Presidentes de nosso país.

Dá pra sentir no ar um pouco da pompa e dos momentos solenes que aconteciam por lá.
Escadaria do Palácio (Foto: Divulgação/Museu da República)

Mas a sala que mais chama atenção é o salão de jogos, todo em estilo mudéjar (uma mistura do estilo europeu com a arte islâmica, característico de regiões na Espanha).

Ao entrar nesta sala você não sabe se está no Brasil ou no Alcazar de Sevilha, na Espanha. A influência islâmica na arte mudéjar é muito forte e está retratada nas paredes e teto desta sala, talhados em madeira, com riqueza impressionante de detalhes.
 
A visita é rica também do ponto de vista histórico. Durante a caminhada há vários quadros explicativos sobre as diversas fases da República Federativa do Brasil, intercalando textos e fotos, galeria dos Presidentes, além dos símbolos nacionais. É lá também que está o famoso quadro da Constituinte, que só vemos nos livros de história.

Salão de Reuniões (Foto: Divulgação/Museu da República)


Passeios no Rio de Janeiro: Conheça o Museu da República
 

 

Acontecimentos

Inúmeros acontecimentos históricos aconteceram nos salões deste Museu: a morte do Presidente Afonso Pena, a adesão do Brasil a duas guerras mundiais e a implementação do cruzeiro - mas o evento mais notório ocorrido no Palácio foi sem sombra de dúvidas o suicídio de Getúlio Vargas, em seus aposentos – extremamente modestos para o padrão de hoje.

 
Há uma sessão do museu inteiramente dedicada a este fato. No próprio quarto onde o então Presidente ceifou a sua vida o visitante pode ler a carta deixada por ele antes de sua morte, a cama em que se deitava, os móveis que guarneciam o local, o revólver – e a famosa bala que matou Getúlio Vargas.

No Rio de Janeiro, conheça também a Quinta da Boa Vista
 

Jardins

No final, há uma exposição interessante sobre os tempos negros da Ditadura Militar. Vale a pena conferir! Mas não pense que a sua visita terminou por aqui. O exterior do Palácio do Catete encanta ainda mais o visitante.
 
O bucólico e imenso jardim é um deleite, com seu boulevard de palmeiras imperiais, extensos gramados, árvores enormes, lagos charmosos e pequenas pontes. Até uma gruta artificial você vai encontrar por lá.
Passeios no Rio de Janeiro: Conheça o Museu da República
Jardins Palácio do Catete (Foto: Divulgação/Museu da República)

Ideal para descansar depois da andança pelo museu. Há uma modesta lanchonete, e fazer um piquenique por lá é uma opção excelente. Com certeza, local para muitas fotos.
 
Para quem quer fugir um pouco da dobradinha samba e praia, aqui está um passeio que certamente vai. O Palácio do Catete reúne beleza, exuberância, história e natureza em um só lugar.
 
PALÁCIO DO CATETE (MUSEU DA REPÚBLICA)
Horário de Funcionamento: De terça a sexta, das 10h00 às 17h00; sábados e domingos, das 11h00 às 18h00.
NÃO ABRE ÀS SEGUNDAS-FEIRAS!
Preço: R$ 6
#Rio de Janeiro


Deixe um comentário