por Américas

O que fazer em Buenos Aires? Museu dos Beatles

O Museu dos Baeatles fica em La Plaza, uma charmosa galeria a céu aberto. Além do museu, ela possui, restaurantes, bistrôs, lojas de música e muita arte
O que fazer em Buenos Aires? Museu dos BeatlesBuenos Aires é um destino já bem conhecido dos Brasileiros. Muitos já foram à terrinha dos nossos hermanos mais de uma vez, e tem gente que costuma viajar para lá ao menos uma vez por ano. Ainda assim, como em toda metrópole, é possível encontrar novidades muito interessantes, inclusive bem próximas dos pontos mais conhecidos. Por isso hoje vamos falar sobre a galeria ‘Passeo La Plaza’ e o Museu dos Beatles, duas paradas que devem tornar sua viagem a Buenos Aires ainda mais agradável e divertida.

Quem já esteve na cidade sabe que a Avenida Corrientes é um lugar imperdível, que fica ainda mais legal à noite. É a rua onde estão os cinemas e teatros, sempre com musicais e muitas opções de peças em cartaz. Por lá também é possível encontrar bons restaurantes, comer uma empanada na tradicional lanchonete e pizzaria ‘La Americana’ ou lanchar um pancho (a versão portenha do cachorro-quente).
O que fazer em Buenos Aires? Museu dos BeatlesE na agitação da Corrientes, uma pequena entrada quase passa despercebida. É o Passeo La Plaza, que fica no número 1660. Trata-se de uma charmosa galeria a céu aberto. Arborizada e ampla, ela abriga diversos pequenos bistrôs e cafés, sendo uma excelente opção para almoço ou lanche. Todos possuem decorações temáticas: modernas, estilo casa de campo ou café parisiense. Você pode sentar dentro dos restaurantes ou a céu aberto, sob as árvores. Comida Italiana, restaurante cubano, Pub Irlandês, churrasco argentino, culinária moderna internacional, coisas ‘naturebas’ ou um lanche simples, com um sanduíche ou salgado e suco. Tudo isso tem por lá.

Confira também nosso roteiro por Bariloche (Parte 1)

Mas além de ser um ambiente bonito e agradável, com boas opções para comer, a galeria é uma parada imprescindível para quem gosta de arte. É possível encontrar lojas vendendo CDs e até mesmo o velho vinil. No acervo, do tango ao rock e muita MPB - sim, os argentinos adoram rock e música brasileira. Há ainda um teatros, cinema, lojinhas de antiguidades e de roupas artesanais.

Há um sebo e também uma ‘tienda’ onde é possível comprar cartazes com os mais variados temas: filmes, bandas de rock, artistas, personalidades, reproduções de obras de arte famosa. Também é possível comprar várias lembrancinhas diferenciadas e criativas, que vão de miniaturas (carros, bandas de rock e bibelôs) às tradicionais camisas com frases, desenhos, capas de disco e músicos.

Quer conhecer outros lugares da América do Sul? Bogotá é uma cidade que vai ter surpreender. Veja aqui um roteiro resumido pela capital colombiana e comece a planejar a sua viage.

Museu dos Beatles tem réplica do Cavern Club e shows

O que fazer em Buenos Aires? Museu dos BeatlesAlém de tudo isso, o ‘Passeo La Plaza’ possui uma atração que por si só é imperdível para os amantes do rock e todos aqueles que gostam de ver curiosidades e lembrar o passado: um museu dedicado aos Beatles e uma réplica do Cavern Club – aquele barzinho num porão da Inglaterra, onde os rapazes de Liverpool fizeram seus primeiros shows.


O espaço dedicado à banda inglesa exibe a coleção privada do argentino Rodolfo Vázquez, que de acordo com o Guiness Book, possui o maior acervo de objetos ligados aos Beatles, do mundo. Fora da Inglaterra, ele é o maior museu dedicado aos Beatles. Mas não há tanta grandiosidade. A graça fica nos detalhes. Todos os itens foram arrematados pelo dono do museu, em diversas viagens por vários lugares do globo. Uma coleção dispersa, mas rica e interessantíssima.

Bariloche também é uma excelente opção na Argentina. Veja aqui nosso roteiro (Parte 2)



Logo na entrada, manequins com as roupas do imortal disco Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band recebem os visitantes, numa vitrine. Mas dentro é possível observar réplicas e originais das vestimentas de todas as fases do conjunto.

O que fazer em Buenos Aires? Museu dos BeatlesO museu é formado por três salas, que reúnem uma série de objetos ligados ao quarteto. Começa com coisas que remetem à infância de John Lennon e Paul McCartney, como uma carta original escrita por Jhon à sua tia Mimi, que o criou. A coleção reúne diversos cartazes, recortes de jornais e revistas, devidamente identificados, datados, bem emoldurados e organizados.

Há ainda raridades como fitas-cassetes e diversos LP’s originais – com capas em diversas línguas. Pequenos bibelôs, palhetas, chaveiros, isqueiros, miniaturas, bonecos e brinquedos (tem até uma versão do Banco Imobiliário) dão uma ideia do fenômeno musical e comercial que os Fab4 foram.

O que fazer em Buenos Aires? Museu dos Beatles
Cavern Club
Ao lado do museu, dentro do mesmo complexo, funciona uma réplica do lendário Cavern Club. A ‘réplica’ mesmo fica mais por conta do palco e das paredes de tijolos, mas o lugar é muito legal, com a decoração obviamente toda dedicada aos Beatles. E o melhor: às quintas, sextas e sábados, são realizados shows de bandas que sempre tocam principalmente (é claro) Beatles.

O que fazer em Buenos Aires? Museu dos BeatlesÉ possível conferir com mais frequência covers de Lennon ou McCartney, que tocam músicas dos Beatles, mas também das carreiras solo de ambos. Há até um cover de Lennon que toca as músicas que ele costumava cantar na sua adolescência. São diversos os conjuntos musicais que se dedicam a períodos específicos, como a fase “iê iê iê” ou às músicas psicodélicas e mais inovadoras.

Observações importantes, se você for assistir aos shows: não se trata de uma balada à brasileira. É bom comprar o ingresso antecipadamente e a casa funciona no seguinte esquema: abre cedo, serve cervejas, drinks e pequenos tira-gostos. Mas você assiste ao show sentado nas mesas, e após a apresentação, a casa fecha. Vale muito a pena conferir, mesmo que você não seja dos mais apaixonados pela banda.

Em Buenos Aires, não perca:
- Passeo La Plaza – Avenida Corrientes 1660
- Museu dos Beatles / Caver Club – dentro da galeria Passeo La Plaza
Horário do Museu: Segunda a sábado das 10 as 24H // Domingo das 14 às 24 h
#Museu #Buenos Aires #Viagem #Musica


Deixe um comentário